2 de fevereiro de 2010

Ônibus, segue seu caminho!

E mais uma vez o ônibus se faz necessário em minha vida. Sou um dos sócios da empresa de ônibus em Araraquara de tanto que já andei neles. Acho que eu compraria um se juntasse todo o dinheiro que gastei. Nem que fosse um daqueles da decada de 60.

Moro perto do distrito industrial aqui, e muitas pessoas que moram no bairro onde moro são funcionárias em outras áreas da cidade. É muito engraçado pegar ônibus e ver as conversas, as motivações, num ônibus você não precisa assistir TV, as pessoas contam tudo o que acontece nela ali no ônibus. Você não precisa ouvir as rádios populares para saber qual a música que está nas paradas, alguém te faz ouví-las.

Os cheiros em um ônibus são típicos, todos os dias os ônibus são lavados, então você entra no ônibus as 5h00 e não sente odores ruins, nem bons.
A partir desse horário começam os cheiros, até as 6h45 você sente cheiros de comida e de pessoas limpas. Agora começam os cheiros de perfume, os mais variados, começam a entrar no ônibus estudantes, que na média tem entre 10 e 25 anos. Os funcionários de escritórios, de lojas até as 9h00 os cheiros são muito bons.
Se o dia é de calor, apartir das 10h00 circulam o pessoal da terceira idade, que vão pagar contas, voltam das missas, ou outros cultos, dos médicos, vão comprar, etc. Os cheiros são de perfume também, mas há um "Q" nostálgico nesses cheiros.
Por volta das 11h00 os alunos de escola do turno da tarde começam a ir para suas escolas, e novamente vem os cheiros de perfumes dos mais variados. Por não ser uma cidade grande, muitas pessoas conseguem ir até suas casas almoçar e as vezes até tomam banho.
As 13h00 o cheiro começa vir dos suores e hormônios que os adolescentes começam a exalar após a manhã de aulas, os alunos descem, e novamente os perfumes tomam o ônibus.
Na parte da tarde são pessoas saindo de seus serviços, indo e vindo de afazeres pelo centro ou outras partes da cidade.
Quando bate o sino as 17h00 o odor começa a ser bem ruim.
Pessoas que saem de indústrias, construções, lojas, e outros lugares, estudantes voltando das suas aulas vespertinas, todos os tipos de pessoas se apinham em um ônibus.
Lembrem que eu moro em um bairro dormitório próximo a um distrito industrial.
Até as 19h00 as pessoas seguem isso, a partir desse horário os cheiros voltam a ser bons, e o ônibus é tomado por pessoas indo para faculdade, igrejas e outros compromissos.
A partir das 19h40 é comum ver ônibus bem vazios, até por volta das 22h00, quando as pessoas voltam das aulas, cultos e demais afazeres, e segue com muitas pesoas para lá e para cá até por volta das 23h20.
As 23h30 os ônibus param de circular. Vão novamente ser lavados.