3 de dezembro de 2008

Matéria publicada pela Acessoria de Imprensa da Prefeitura de Araraquara

DOMINGO (07) TEM IV ENCONTRO DE PERNA-DE-PAU DE ARARAQUARA


No próximo domingo (07), será realizado o IV Encontro de Pernas-de-Pau de Araraquara. A programação conta com atividades durante todo o dia, com destaque para a palestra com Marco Bortoleto (Unicamp) e para a realização do primeiro Cortejo Circense. Para participar de quaisquer atividades do programa, basta comparecer ao evento, sem a necessidade de inscrição prévia. Toda a programação é gratuita.

O Encontro de Pernas-de-Pau tem como idéia fundamental difundir a arte da perna-de-pau. Os organizadores – os atores e produtores culturais Beto Severian e Cassiano Ramos – convidam os interessados a participarem e avisam que várias pernas-de-pau estarão disponíveis para o empréstimo, assim como o apoio técnico realizado por artistas que já dominam a perna-de-pau.

Os organizadores buscam mobilizar os artistas da cidade e região para o Encontro, que deve atrair também vários curiosos e apreciadores das artes em geral. Beto e Cassiano escolheram o Parque Infantil por causa da circulação do local. “Queremos mostrar que têm artistas, aqui, fazendo coisas na rua e agitando a vida cultural da cidade. Além disso, no Parque Infantil, as pessoas param para observar e conversar. Vamos conversar com todo mundo, explicando a arte da perna-de-pau e tirando dúvidas”, explicam.

Para essa edição, a organização busca difundir outras artes circenses, com destaque para acrobacias e malabares. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Araraquara (por meio da Secretaria da Cultura e Fundart) e da Asfaci (Associação das Famílias e Artistas Circenses).

A Asfaci traz para o evento Marcos Bortoleto, professor e pesquisador responsável pelo estudo de arte circense na Unicamp. O professor ministrará a palestra “Pedagogia e Segurança nas Artes Circenses”, sobre a segurança para interessados em aprender, praticar e ensinar artes circenses. A palestra será às 10h00, no Teatro Wallace Leal Valentin Rodrigues.

Bortoleto irá abordar a técnica correta para o ensinamento e aprendizagem da arte de andar de perna-de-pau. O pesquisador trará o seu conhecimento para a prática, a fim de dialogar com os interessados sobre o desenvolvimento da técnica de aprendizagem e segurança nessa arte, assim como em outras artes circenses. A palestra será dividida em duas partes, uma teórica e outra prática (os participantes que possuírem perna-de-pau devem levá-la).

Depois, à tarde, a programação continua com a Oficina de Malabares e Perna-de-Pau, às 14h00, no Parque Infantil. O espaço estará aberto para aprendizado e treinamento. Para os que tiverem se iniciando na arte dos malabares, haverá uma oficina rápida de confecção de bolinhas de malabares e de seus movimentos básicos. É solicitado que, aqueles que possuírem perna-de-pau, levem a sua, e também equipamento de segurança, como joelheiras.

No final da tarde, às 18h00, será realizado um Cortejo Circense. A saída será do Parque Infantil com destino à Praça das Bandeiras. O Cortejo percorrerá a Rua São Bento (Rua 3) até a Av. Bandeirantes, avenida pela qual seguirá até a Praça das Bandeiras – a praça do Bar do Zinho.

Lá, na Praça das Bandeiras, haverá um “Palco Aberto”, um espaço liberado para demonstrações de qualquer tipo de número das artes circenses.

Programação:

  • 10h00 – Palestra “Pedagogia e Segurança nas Artes Circenses”, com Marco Bortoleto (Unicamp)

Onde: Teatro Wallace Leal Valentin Rodrigues (Av. Espanha,n° 485 - Centro -

anexo à Casa de Cultura - Rua Nove de Julho,n° 909)

* Levar pernas-de-pau e joelheiras para a parte prática dessa etapa.

  • 14h00 - Oficinas e Interações de Malabares e Perna-de Pau

Onde: Parque Infantil - Rua São Bento (Rua São Bento, s/n° - Centro)

* Tragam suas pernas de pau e também suas joelheiras.

  • 18h00 - Cortejo Circense

Saída do Parque Infantil com destino à Praça das Bandeiras. O Cortejo percorrerá a Rua São Bento até a Av. Bandeirantes, seguindo até a Praça das Bandeiras.

  • 18h30 - "Palco Aberto”

Onde: Praça das Bandeiras (Praça do Bar do Zinho)

Rua Voluntária da Pátria x Av. Bandeirantes



Copiei e colei do site:

http://www.araraquara.sp.gov.br/pagina_indice.asp?iditem=14753

Nenhum comentário:

Postar um comentário